Os benefícios do yoga podem ser percebidos quando é praticado sem interrupções. Manter um horário fixo e se afastar das distrações é muito importante. Confira recomendações para ajudar a tornar esse exercício em um estilo de vida!

Muitos praticantes de yoga são exemplo dos benefícios que ele proporciona ao bem-estar físico e mental. Porém, alguns decidem abandonar a prática depois de alguns meses, pois tem dificuldade para manter a constância.

Existem diversos fatores que podem interferir na adoção permanente do yoga. Mesmo que seus efeitos sobre a saúde são evidentes, muitas pessoas não conseguem avançar por falta de tempo ou preferem desistir quando sentem que é difícil continuar.

Mas, tal como acontece com qualquer tipo de atividade física, o sucesso está na prática constante, mentalidade e esforço.

Para ajudar você a se manter motivado nos seus exercícios, separamos 6 recomendações simples! Confira!

  1. Estabeleça um horário

Para tornar essa atividade em um estilo de vida, o ideal é estabelecer um horário para sua prática diária.

Se em algum momento você não pode cumprir, não tem problema! O essencial é ter um espaço específico na sua rotina para que se torne em um costume. Caso contrário, começará a ser irregular e você terá uma sensação de frustação por não conseguir as mudanças que tanto deseja.

Agende pelo menos 20 minutos do dia para praticar yoga. Chega de desculpas! Se estiver cansado ou se sentir estressado, os efeitos da rotina permitirão que você se sinta muito melhor.

  1. Tenha à mão o material necessário

Para praticar yoga você não precisa de muitos materiais. Contudo, se você guardar o tapete (também conhecido como “mat”) no fundo do armário, com certeza não terá muita motivação.

Uma boa dica é manter todos os equipamentos que for utilizar para realizar a atividade o mais visível possível. Isto permitirá aumentar a constância nas suas práticas.

Mantenha o mat e outros acessórios, como cintos ou tijolos para posturas, em um lugar onde possam ser encontrados com facilidade.

  1. Se afaste de distrações

Os elementos que causam falta de atenção e o yoga são inimigos. É fundamental entender que essa atividade requer muita concentração e força mental. Para dominar e fazer parte da sua rotina, afaste-se de qualquer coisa que gere distração.

Se você decidir praticar yoga em casa, procure um lugar tranquilo, limpo e distanciado de barulhos e aparelhos tecnológicos. Dessa forma, você estará mais focado no exercício e não terá tantas dificuldades para dominar as posturas.

  1. Aumente a intensidade de forma gradual

Mesmo que você sinta que seu corpo ganhou flexibilidade suficiente, o melhor é aumentar a intensidade de forma gradual, semanas após semanas.

Há diversas posturas simples que são perfeitas para se iniciar neste tipo de atividade física. Depois, quando você tiver maior resistência e experiência, é possível tentar aquelas mais complexas.

Evite comprometer seu corpo na tentativa de fazer uma postura muito difícil. Se você não está preparado o suficiente, opte por alternativas mais fáceis.

  1. Descanse o necessário

Durante e depois de fazer yoga você deve ter um tempo prudente para descansar. Atender os sinais do corpo é determinante para evitar lesões ou sensação de fatiga prolongada. Portanto, se você sentir cansaço ou respiração agitada, é melhor parar.

Descanse alguns minutos entre uma postura e outra. Da mesma forma, procure ter um descanso reparador durante o sono noturno.

  1. Utilize roupa apropriada

Um dos aspectos mais importantes na prática de yoga é a escolha da roupa. Você terá que fazer alongamentos, por isso é essencial optar por roupas confortáveis, evitando peças muito apertadas, que interfiram tanto com sua respiração quanto na circulação.

O ideal é escolher roupas que abracem a forma do seu corpo e permitam movimentos confortáveis, que cubram moderadamente e ao mesmo tempo não revelem muito. Você não vai querer ficar puxando constantemente suas roupas durante o exercício, certo?

Tops que se esticam ou blusas que se colam no torso são ideais. Evite tops com decotes ou golas soltas, pois podem atrapalhar em certas posturas. Uma boa dica para é usar um sutiã de suporte dentro do top.

As calças leggings fabricadas em tecidos flexíveis e que se moldam à forma do corpo são excelentes, oferecendo conforto e aconchego durante o exercício.

Seguindo esses conselhos sua prática de yoga será cada vez mais constante, e seu estilo de vida se tornará mais saudável, ganhando bem-estar físico e mental.

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